Ageratum conyzoides - Mentrasto tem uso medicinal, pesquise mais.

Ageratum conyzoides - Mentrasto

Nomes populares
Mentrasto, camará-opela, catinga-de-bode, catinga-de-borrão, celestina, erva-de-santa-luzia, erva-de-são-joão, maria-preta, picão-roxo
Nome científico
Ageratum conyzoides L.




Família
Asteraceae
Tipo
Nativa, não endêmica do Brasil.
Descrição
Erva anual, com até 1 m de altura, odorífera, frequentemente decumbente, com raízes adventícias; ramos esparsamente albo pubérulo-pilosos, nós com indumentos similares mais adensados. Folhas opostas; pecíolo 0,5-2,5 mm; folha 3-7,5 x 1,4-4,5 cm, ovada, com base obtusa ou truncada, às vezes cuneada na inserção do pecíolo, simétrica ou oblíqua, ápice agudo, margem crenada, ciliada, esparsamente pilosa em ambas as faces. Inflorescência cimóide ou às vezes alongada em tirsóide. Capítulo homógamos; invólucro 3,5-4,5 mm de altura; brácteas involucrais em 2 séries, subiguais, ápice avermelhado, acuminado. Flores hermafroditas, corola 1,9-2,2 mm, branco-lilás, tubulosa. Cipsela 1,7 mm, esparsamente escabrosa nos ângulos, caropódio assimétrico; papus com 5 escamas lanceoladas, aristadas, pouco mais longas que a corola (MORAES, 2006, p. 6).
Característica
Caracteriza-se pelo invólucro com várias séries de brácteas, em número maior que 5, e pelo papus de páleas aristadas.
Floração / frutificação
Encontrada com flores praticamente o ano todo.
Dispersão
Anemocórica
Hábitat
Planta ruderal com distribuição pantropical, do nível do mar a 2.500 m de altitude, ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Etimologia
Ageratum significa “o que não envelhece”.  
Propriedades Fitoquímica
Como propriedades químicas, possui: óleo essencial, compostos cumarínicos e benzofuranas, alcalóides, flavonas, flavonóides e cromonas.
Fitoterapia
O suco fresco da planta, bem como o extrato da matéria seca, na forma de instilação, são usados no tratamento da rinite alérgica, sinusite, contra dor de cabeça e de barriga, na regulação menstrual e para aliviar náuseas . O suco fresco também é indicado para hemorragias pós-parto. O decocto das folhas é indicado para cólicas menstruais, resfriados, flatulências, amenorréia, artroses, e para perfumar e suavizar os cabelos e combater a caspa. Útil também contra beribéri, contusões, ferimentos abertos e infecções das vias urinárias. Na medicina popular também é utilizada como diurética, aromática, antiespasmódica, anti-reumática, cicatrizante, carminativa, antidisentérica, analgésica, estimulante, antiinflamatória, antidiarréica, febrífuga, tônica e aperiente. As raízes são utilizadas internamente como analgésico, anti-reumático, e contra cólicas menstruais, e no banho como anti-séptico e contra infecções da pele. A alcoolatura serve para fricções e internamente em cólicas do ventre.
Fitoeconomia
O óleo do mentrasto também protege grãos armazenados contra a ação de fungos. No Nordeste, é utilizada para aromatizar roupas brancas. Na Ásia o principal uso é como forragem para caprinos, muares e bovinos.
Injúria
É também uma planta daninha infestante de lavouras, hortas e terrenos baldios, possui ampla distribuição, e uma única planta é capaz de produzir até 40 mil sementes.
Comentários
Propaga-se exclusivamente por sementes.

3 comentários:

  1. gostaria de saber como funciona o troca troca se eu tambem posso fazer parte

    ResponderExcluir
  2. Só conferi no Facebook o dia (sempre o 2 sábado do mês se não chover canivete, que fica adiado) Pode ver se alguém ti consegue uma planta em especial via face ou só oferecer o que tu e vê o que ti interessa. Da tu decide se quer. Ou vem direto no dia. Na hora sempre tem muito mais do que o anunciado no face.Todos são bem vindos. Trocas das 9-14 horas e doações das 13- 14 horas. Não fazemos intermediações nem vendas. Confira agora no dia 09/01/2016 Ti aguardamos.

    ResponderExcluir
  3. PARECE BASTANTE COM A ERVA CIDREIRA DE ARBUSTO......

    ResponderExcluir