Tanchagem

Plantago tomentosa - Tanchagem

Nomes populares
Tanchagem, tansagem, transagem
.
Família
Plantaginaceae
Tipo
Nativa, não endêmica do Brasil.
Descrição
Planta perene, herbácea, acaule, ereta, densamente pubescente, com inflorescências espiciformes eretas e marrons, de 20-40 cm de altura (LORENZI, 2008, p. 465).
Característica
Floração / frutificação
Normalmente é encontrada nas estações mais amenas do ano, como primavera e verão.
Dispersão
Zoocórica.
Hábitat
É nativa da América do Sul. No Brasil ocorre na Mata Atlântica, na Floresta Estacional Decidual e Floresta Ombrófila Mista.

Fitoterapia
Na medicina Guarani é utilizada como diurética, adstringente e para gargarejos em afecções da garganta. Na medicina popular, é usada como adstringente, emoliente, antibiótico e antiinflamatório. Outros usos são como vulnerário nas oftalmias, enfermidades sifilíticas, no combate a corrimentos, ferimentos, machucaduras, para limpar o sangue, varizes, gengivite, estomatite, faringite, amigdalite, gripe, infecções urinárias, infecções em geral e afecções dos pulmões. As folhas amassadas são um excelente remédio contra a alergia causada na pele pelas picadas de mosquitos, pois alivia imediatamente a coceira e a dor, o sumo das folhas esmagadas também alivia a dor de dentes temporariamente e é um bom remédio contra queimaduras. As sementes em infusão também atuam como laxante suave. As folhas podem ser consumidas como hortaliça em saladas ,sopas, bolinhos, refogados e molhos.

Injúria
Planta daninha ocorrente em terrenos baldios, gramados, cafezais, jardins, pomares e beira de estradas.
Comentários
Na língua Guarani é chamada de Ka’ajuky.





Plantago major - Tanchagem-maior

Nomes populares
Tanchagem-maior, plantagem, tranchagem, tanchagem-maior
Nome científico
Plantago major L.
Família
Plantaginaceae
Tipo
Subespontânea
Descrição
Planta herbácea, anual ou polianual, ereta, acaule, com até 35 cm de altura. Folhas basais, radiais á cepa, espessas, ovado-elípticas, com nervuras salientes. Inflorescência em espiga, cilíndrica, sustentada por uma haste floral comprida. As flores são muito pequenas, marrom-avermelhadas. Fruto tipo pixídio, ovóide, de deiscência transversal.
Característica
Floração / frutificação
Fitoterapia
O pólen é um agente temido nas polinoses (alergias respiratórias). Desde o médico Plínio, é utilizada como panacéia, pois possui propriedades adstringentes e suavizantes. Utilizado também nas inflamações intestinais com diarréias e nas inflamações oculares, e inflamações bucofaríngeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias respiratórias, e ainda como expectorante, analgésica, antipirética, emoliente, depurativa, diurética, vulneraria, sinusite, traqueobronquite, dermatite, psoríase, acne, anti-hemorroidal e antialérgica.. Também é útil no tratamento do paludismo, úlceras intestinais, gastrite crônica, afecções hepáticas, distúrbios renais, conjuntivite aguda, edema necrótico, litíase urinária, traqueobronquite, sinusite, amigdalite, estomatite, parotidite, faringite, varizes, fissura no bico dos seios, catarro, cistite, uretrite crônica, febres intestinais, cólica infantil, apendicite crônica, angina, sangramento de gengivas, feridas e corte, disenteria, hematúria, epistaxe, enxaquecas, flebite, prostatite, obstipação, disúria, resfriados e picadas de insetos. As folhas, mastigadas, acalmam de maneira notável as dores de dentes, e os emplastros das folhas são úteis para furunculoses . É também um dos melhores remédios de efeito rápido contra queimaduras. Para isto, basta amassar as folhas, e aplicar localmente, em forma de cataplasma, além de aplacar a dor e evitar as temidas bolhas, dificilmente ficará cicatriz no local da queimadura.  As sementes são classificadas como laxantes, pois promovem volume no intestino. A tanchagem é uma das 71 plantas medicinais escolhidas pelo Ministério da Saúde como de interesse ao SUS.
Fitoeconomia
As folhas da tanchagem são comestíveis, sendo utilizadas em saladas e sopas. As sementes desta planta são apreciadíssimas pelos pássaros, e o pólen é um agente temido nas polinoses (alergias respiratórias).
Injúria
É também uma planta daninha encontrada nas regiões de altitude do Sul do país, sendo infestante de jardins, gramados, pomares e beira de estradas. 

http://www.saudelar.com/imprimir.asp?path=/edicoes/2010/novembro/principal.asp&file=17_fitologia.htm


missing image file
REFERÊNCIAS HISTÓRICAS: O género Plantago abrange umas 200 espécies, entre as quais se destacam, pelas suas aplicações fitoterapêuticas, a zaragatoa e as três tanchagens, usadas medicinalmente desde a antiguidade grega. O nome de Plantago faz referência à forma de pegada que têm as suas folhas.
DESCRIÇÃO: Planta que mede de 10 a 60 cm de altura. As três espécies caracterizam-se por ter folhas radicais (que nascem directamente da raiz), com nervuras paralelas e confluentes na ponta. Diferem no tamanho e na forma das folhas, assim como no comprimentos da espiga floral.
HABITAT: Difundida por toda a Europa e naturalizada em todo o continente americano. A maior prefere os terrenos húmidos; a média, as beiras dos caminhos e ribanceiras; e a menor ou lanceolada, os terrenos calcários. A tanchagem-maior e a menor são frequentes em Portugal.
PROPRIEDADES E INDICAÇÕES: As três tanchagens contêm uma grande quantidade de mucilagens, que lhes conferem propriedades emolientes, expectorantes, antitússicas e béquicas; tanino, que as torna adstringentes, hemostáticas e cicatrizantes; pectina; e alguns glicósidos cromogénicos, a aucubina e o catalpol, de acção anti-inflamatória e anti-séptica.
A TANCHAGEM-MAIOR contém, além disso, ácidos fenólicos, flavonóides, colina e o alcalóide noscapina, de propriedades anti-espasmódicas e antitússicas.
As tanchagens suavizam e secam ao mesmo tempo, devido à acção combinada das mucilagens (emolientes, suavizantes) com a dos taninos (adstringentes, produzem constrição e secura). Isto confere-lhes um amplo efeito anti-inflamatório, útil para curar muitas afecções das mucosas respiratórias e digestivas. Vejamos quais são as suas principais aplicações:
• Afecções respiratórias: Bronquites agudas e crónicas, catarros brônquicos, asma (1). Fluidificam as secreções, facilitam a sua eliminação, desinflamam a mucosa bronquial e acalmam a tosse. A tanchagem tem sido usada contra a tuberculose pulmonar e a pneumonias, como complemento do tratamento específico. A tanchagem-maior é a que tem um efeito antitússico mais forte.
• Afecções da boca e garganta, em bochechos e gagarejos: Recomendam-se em caso de estomatite (inflamação da mucosa bucal), gengivite, faringite, amigdalite e laringite (2). Desinflamam a boca, tiram o ardor e a irritação da garganta, e aliviam os acessos de tosse convulsa (acção béquica).
• Afecções
digestivas: Colite, aerocolia (gases no cólon), distensão do abdómen por excesso de gases ou má digestão, putrefacções intestinais, diarreias, disenterias, prisão de ventre crónica com inflamação do intestino grosso (1).
• Hemorróidas: Os banhos de assento e os enemas (clisteres) com decocção de tanchagem tornam-se muito eficazes para desinflamá-las (2).
• Afecções oculares: Em lavagens, a decocção da tanchagem alivia a conjuntivite e a blefarite (inflamação das pálpebras) (2).
• Úlceras varicosas, feridas que não cicatrizam, queimaduras: Podem-se aplicar compressas da decocção de tanchagem (2), ou directamente as folhas escaldadas em água a ferver (3).
• Picadas de insectos e répteis: O doutor Leclerc afirma que as doninhas se esfregam contra moitas de tanchagem antes de lutar com as serpentes, com o fim de se protegerem contra os efeitos do veneno. No caso de picada de mosquitos, aranhas, abelhas, vespas e lacraus, esfregar energicamente a zona da pele afectada com umas folhas de tanchagem, e aplicar um penso (3) ou cataplasma de folhas (4).
Em caso de mordedura de cobra, é preciso aplicar previamente o tratamento de urgência habitual (incisão, torniquete, soro antivenenoso) e, depois, uma fricção e um penso ou uma cataplasma de folhas de tanchagem.
PARTES UTILIZADAS:
A planta inteira (folhas, espiga floral e raiz).
Pesquise mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário