Agrião-bravo o famoso Jambú. Famoso lá no nordeste...Conhecido com agrião do Pará, agrião do Amazonas aqui faz frio..

Depois que o inverno passar, aqui no sul, é hora de plantar jambú. Tb conhecido com agrião-bravo...Com 15 Grau ou menos já fica difícil cultivar. Testando aqui no sul.



O Jambú é uma planta medicinal, também conhecida como Abecedária, Agrião-bravo, Agrião-do-brasil, Jabuaçú ou Jamaburana, muito utilizada na culinária para fazer tacacá, um prato típico do Pará.
No entanto, o Jambú também pode ser utilizado para tratar candidíase, herpes ou dor de dente, por exemplo.


Para que serve o Jambú
O seu nome científico é Spilanthes acmella e pode ser comprado em mercados, supermercados, feiras livres e algumas lojas de produtos naturais.
O Jambú serve para ajudar no tratamento da dor de dente, pedra na vesícula, fraqueza, problemas de pele, tosse, tuberculose pulmonar, herpes, gengivite e candidíase.

Propriedades do Jambú

As propriedades do Jambú incluem sua ação anestésica, antifúngica, diurética, antiviral, antiséptica e estimulante do sistema imune.

Modo de uso do Jambú

As folhas de Jambú podem ser utilizadas cruas, no preparo de saladas, ou cozidas, para fazer tacacá ou pizza de Jambú, por exemplo. O Jambú também pode ser usado na forma de chá ou infusão, utilizando as suas folhas, flores ou raízes.
  • Chá de Jambú: colocar 10 g de folhas de jambú em 500 ml de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais do Jambú

O principal efeito colateral do Jambú é o aumento das contrações do útero, quando consumida em excesso.

Contraindicações do Jambú

O Jambú está contraindicado para mulheres grávidas.

Informação nutricional do Jambú

ComponentesQuantidade por 100 g de Jambú
Calorias32 calorias
Proteínas1,9 g
Gorduras0,3 g
Carboidratos
7,2 g
Cálcio162 mg
Fósforo41 mg
Ferro4 mg
Vitamina B130 mg
Vitamina B2210 mg
Vitamina B31 mg
Vitamina C7 mg
http://www.tuasaude.com/jambu/  Adora quando encontro tabela nutricional confia o link site nota 10

Tem semente para comprar? Não é fácil de achar. Tem vários grupos que trocam sementes por carta.Eu gosto muito deste https://www.facebook.com/groups/195460574119005/ Nem você tem que mandar suas sementes mais uma carta preenchida com selo para receber as semente que tiver no banco em estoquei tem várias lista das sementes disponíveis. Há não esquiça de mandar um bilhete com as semente que você quer receber.
O facebook tem muito outros grupo pesquise, informe-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário