Arnica-brasileira ou espiga-de-ouro Solidago chilensis medicinal externo (pesquise mais) e melífera.

Arnica-brasileira ou espiga-de-ouro Solidago chilensis


Toxicologia : Por ser considerada tóxica , seu uso interno só deve ser feito com estrita indicação e acompanhamento médico.
Nomes populares

 arnica, arnica-brasileira, arnica-do-campo, espiga-de-ouro,Erva-lanceta, lanceta, sapé-macho, vara-de-foguete
Nome científico
Solidago chilensis Meyen

Família
Asteraceae
Tipo
Nativa, não endêmica do Brasil.




Descrição
Planta perene, rizomatosa, com 1-1,70 cm de altura. Caule ereto, delgado, simples, glabro, densamente folioso até a inflorescência. Folhas alternas, inteiras, linear-lanceoladas, com 4-8 cm de comprimento e 0,5-0,8 cm de largura. Capítulos radiados, numerosos, dispostos em panículas com ramos secundários curvados. Invólucro campanulado; brácteas involucrais linear-lanceoladas, glabras. Flores amarelo-douradas, dimorfias: as marginais curtamente liguladas; as do disco tubulosas; papus branco. Cípsela com 1 mm, 8-costada; papus 3-3,7 mm, cerdas capilares.
Característica
As características que a diferem dos outros gêneros da tribo são as folhas elípticas, capítulos em panículas, ramos secundários curvados, e flores marginais liguladas, amarelas.
Floração / frutificação
Floresce no verão e outono, com predominância em março e abril.
Dispersão
Anemocórica
Habitat
Planta ruderal, ocorrendo em áreas de campo e vassoural, além de beira de estradas e terrenos baldios. Ocorre na Caatinga, Cerrado, Pampa e Mata Atlântica.
Distribuição geográfica
Ocorre em toda a América do Sul.
No Brasil, é encontrada no Nordeste (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe), Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) (TELES, 2010).
Etimologia

É planta medicinal, sendo chamada de arnica-brasileira por possuir quase as mesmas propriedades da Arnica montana européia. É utilizada na medicina popular como adstringente, oftálmica(broto), diurética(folha, flor), mucilaginosa, vulneraria, estomáquica, sedativa, antiespasmódica, anti-hemorrágica, anti-reumática, béquica, cicatrizante, odontálgica e no tratamento de contusões, traumatismos, feridas, varizes, frieiras, pruridos, paralisia, fraqueza das articulações, tosse convulsiva e derrame interno de sangue. Externamente, o macerado da planta toda em aguardente é usado contra dores musculares, batidas, contusões, edemas, machucaduras, picadas de insetos e infecções. É uma das 71 plantas medicinais listadas pelo Ministério da Saúde como de interesse do SUS, e o uso recomendado é contra contusões.
Fitoeconomia
É planta melífera, Antigamente as folhas eram utilizadas como enchimento de travesseiros.
Injúria
É erva invasora muito comum nos campos, pastagens., beira de estradas e terrenos baldios.


Como planta medicinal, teve sua eficácia comprovada por pesquisas realizadas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), coordenadas pela professora Dênia Antunes Saúde Guimarães[1] . A mesma forma de preparo do extrato realizada pela população - como a imersão da planta em álcool comercial - foi reproduzida nos estudos, e o resultado foi a comprovação de atividades anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante, no uso tópico.
Arnica brasileira do gênero Solidago
A planta é indicada para:
  • dores reumáticas
  • contusões
  • cortes
  • coceiras
  • picadas de insetos
Age como uma substância:
  • analgésica
  • anti-inflamatória
  • antirreumática
  • antimicrobiana
  • cicatrizante
Modo de preparo do extrato: O preparado deve ter um litro de álcool e um de água (nunca álcool puro). As folhas devem ficar embebidas na mistura por, no mínimo, uma semana. O líquido deve ser passado sobre a pele para tratar inflamação, dor, hematomas e picadas de insetos.

Indicações: contusão, derrame interno de sangue, doença do estômago, edemas, ferida, fraqueza das articulações, frieira, hematomas, paralisia, prurido, reduzir a fragilidade dos vasos sanguíneos, reumatismo, tosse convulsiva, traumatismo, varizes. USO EXTERNO
Parte utilizada: folhas, flores.

Contra-indicações/cuidados: uso interno, só com orientação médica.  

PESQUISE MAIS.

Modo de usar: infusão, extrato líquido e tintura.
Uso externo: tinturas e Cataplasma;
Tintura: 3 partes de erva, 6 partes de álcool de cereais e 1 de água destilada. Socar a erva, colocar na solução e deixar vedado em local escuro por 20 dias. Filtrar e manter em recipiente bem fechado e no escuro. Indicações: contusão, derrame interno de sangue, doença do estômago, edemas, ferida, fraqueza das articulações, frieira, hematomas, paralisia, prurido, reduzir a fragilidade dos vasos sangüíneos, reumatismo, tosse convulsiva, traumatismo, varizes. Parte utilizada: folhas, flores. Contra-indicações/cuidados: uso interno, só com orientação médica. Modo de usar: infusão, extrato líquido e tintura. Uso externo: tinturas e Cataplasma; Tintura: 3 partes de erva, 6 partes de álcool de cereais e 1 de água destilada. Socar a erva, colocar na solução e deixar vedado em local escuro por 20 dias. Filtrar e manter em recipiente bem fechado e no escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário