Não pode, faça alporquia com o material que tiver em casa.

Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.

 Resultado da alporquia em um árvore de nespereira (Eriobotrya iaponica) pegando o período de inverno ao inicio da primavera, no RS com 4 meses. Uma pequena raiz já furou o filme plastico.Resultado de imagem para nespera japonesa
Em vez de água usei  1 litro de água + 1 comprimido de vitamina B1 + 1 pitada de adubo químico completo.

Importante retirar a casca da árvore mais ou menos 2-3 cm conforme faço no vídeo abaixo.

Usei um absorvente diurno (mas recomendo meio absorvente noturno com gel para dar mais espaço para as raízes). 
O subtrato vai depender da sua preferencia  ou do que tiver a mão mesmo. O mais comentado e talvez o mais usado é o Musgo Sphagnum. Que pra mim não é muito fácil de comprar. (comprei no mercadolivre) Não me agrada subir na árvore ou na escada e ter musgo caindo ou pior ainda terra com arreia. Quando não é nas alturas tudo fica mais fácil. Seja qual for o subtrato usado, só corte depois que tiver raízes ai sim é uma muda garantida. Isso vale para plantas que não se consegue fazer muda por estaca (galhos sem folhas). (fralda descartável tb tem este mesmo gel, se tiver sobrando pode usar tb)
Resultado de imagem para filme plastico de cozinha pvp
Usei filme plastico de cozinha mas qualquer plastico bem vedando as pontas da o mesmo resultado para manter a umidade. Espremerei não usar, mas seca até o inverno.


 Este vídeo tem legenda opcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário