Faça DEFENSIVOS NATURAIS.


Defensivo de Macela: controlar pulgões. Ferva 2 litros de água, derrame sobre um punhado de flores de Macela. Deixe amornar e coe. Esta quantidade serve para preparar 10 litros de defensivo.
Defensivo de Arruda: repele formigas. Picar 100 g das folhas, colocar em 1 litro de água. Aguarde 24 horas. Coe e misture a 19 litros de água.
EXTRATO DE CONFREI (Symphytum officinalis).
FUNÇÃO: controlar clorose foliar (amarelecimento) e murcha, em brotação de plantas de vaso. Repor fósforo e promove o crescimento.
INGREDIENTES: planta verde sem raízes: 2 kg, ou seca: 150 g e 2 litros de água. Picar bem a planta e sobre ela colocar água fervendo e tampar. Deixar ate amornar. Para cada 19 litros de água usar 1 litro de extrato. Pulverizar toda a planta, de preferência antes da brotação. Umedeça o solo na região das raízes.
DEFENSIVO DE SAMAMBAIA! Esta samambaia é planta típica de solos ácidas, encontrada em potreiros e áreas de pousio. FUNÇÃO: Controlar pulgões e lagartas em hortas e lavouras. INGREDIENTES: 500 gramas de folhas frescas de samambaia, 2 litros de água.
PREPARO: Colocar as folhas na água, levar ao fogo para ferver durante 30 minutos. Após isto, deixar descansar durante 24 horas. Aplicação: misturar 1 litro deste líquido para cada 10 litros de água e pulverizar sobre as plantas, usando pulverizador ou regador.
DEFENSIVO DE URTIGA!
FUNÇÃO: serve como repelente para pulgões e lagartas em qualquer planta. Use também para dar força às plantas! INGREDIENTES: 500 g de folhas de urtigas frescas e 1 litro de água. Colocar as 500 g de folhas frescas dentro de uma vasilha com 1 litro de água, esmagar bem e deixar descansar durante 2 dias. Aplicação: depois retirar a urtiga, colocar a solução em 10 litros de água e regar as plantas a cada 15 dias ou, em menores espaços de tempo, quando necessário. Trata-se da urtiga verdadeira que tem as folhas pequenas e tem uma substância que causa irritação. Ao colher a urtiga proteger às mãos com sacos plásticos, porque a planta provoca irritação na pele.
DEFENSIVO DE PRIMAVERA, MARAVILHA OU BULGAVILLE! Funções: vírus do tomateiro (vira-cabeça), viroses do feijoeiro. INGREDIENTES: 1 litro de folhas de primavera (rosa ou roxa) + 1 litro de água. Junte as folhas com a água e bata no liquidificador. Coe em pano fino e dilua em 19 litros de água. Pulverize imediatamente em horas frescas do dia. Não pode ser armazenado. Aplique 2 vezes por semana a partir de 10 dias de germinação até o início da frutificação.
ISCAS PARA MOSCA-DAS-FRUTAS!
FUNÇÃO: atrair as moscas e evitar que coloquem ovos, diminuindo o nível de infestação de brocas nas frutas.
INGREDIENTES: 1 colher pequena de vinagre, 700 g de açúcar, 10 litros de água. Misturar os ingredientes. Em uma garrafa plástica fazer 4 furos (um de cada lado) de 2 cm cada na parte mais alta da mesma. Enchê-la até o meio com a mistura. Aplicação: pendurar os frascos nas árvores a mais ou menos 1 metro e meio de altura, sempre do lado que o sol nasce. Distribuir os frascos pelo pomar mais ou menos 2 frascos por planta. Trocar duas vezes por semana.
DEFENSIVO DE SAL E VINAGRE! Combate pulgões, lagartas do repolho, lesma, caramujos e mosca branca.
INGREDIENTES: 100 g de sal, 380 ml de vinagre, 19 litros de água, 100 g de sabão de coco. Misture todos os ingredientes e pulverize as plantas atacadas.
DEFENSIVO DE CRAVO DE DEFUNTO:
RECEITA 1: controlar os nematóides (vermes do solo), nas plantas de horta e como repelente de insetos.
INGREDIENTES: 100 g de ramos e folhas + 1 litro de álbool. Plantar em forma de bordadura ao redor da horta. Esta prática usada durante 3 a 4 meses reduz 90% da infestação de nematóides. Pegar 100 g de ramos e folhas, picar bem miudinho. Deixar repousar em 1 litro de álcool por 24 horas. Aplicação: Antes de aplicar, filtrar. Pulverizar sobre os insetos usando 1 litro desse defensivo em 10 litro da água.
RECEITA 2: combate a pulgões, ácaros e algumas lagartas. INGREDIENTES: 1 kg de talo e folhas + 10 litros de água. Misturar 1 kg de folhas e/ ou talo de cravo de defunto. Levar ao fogo e deixar ferver durante meia hora ou então deixar de molho (picado) por dois dias. Coe o caldo obtido e pulverize nas plantas atacadas.
RECEITA 3: repelente de insetos e nematóides!
200g de folhas e talos de cravo de defunto + 1 litro de ácool. Macerar e misturar as folhas e talos com álcool por 12 horas. Diluir este preparo em 19 litros de água. Coar e pulverizar o preparo sobre as plantas.
DEFENSIVO DE MANIPUEIRA!
FUNÇÃO: combate formigas e nematóides.
FORMIGAS: coloca-se manipueira de mandioca diretamente no formigueiro.
NEMATÓDES: pulverizar as áreas atingidas com a manipueira pura.
DEFENSIVO DE FUMO!
RECEITA 1: controle de pulgões, cochonilhas e grilos.
Fumo - 2 pacotes. Água - 0,5 litro.
Colocar o fumo de molho na água durante um dia. No momento de pulverizar as plantas utilizar a dosagem de 500 ml do preparo para 20 litros de água no pulverizador.
RECEITA 2: pulgões, lagartas, percevejos e mariposas. Fumo de corda: 5 cm. Álcool: 1 litro. Água: 1 litro.
Picar o fumo, juntar a água e o álcool deixar curtir por 24 horas. Diluir 1 litro da para 20 litros de água.
RECEITA 3: controle de pulgões, cochonilhas e grilos.
Fumo de corda:15 a 20 cm. Água: 1 litro.
Coloque o fumo em corda deixando de molho durante 24 horas. Coe. Para cada 19 litros da água, use 500 ml.
RECEITA 4: lagartas e pulgões em plantas frutíferas e hortaliças. Fumo de corda: 100 g. Álcool:1 litro. Sabão de coco: 100 g. Misture 100 g de fumo em corda cortado em pedacinhos com 1 litro de álcool. Junte 100 g de sabão e deixe curtir por 2 dias. Aplicação: para pulverizar plantas utilize 1 copo do produto em 15 litros de água.
RECEITA 5: vaquinhas, pulgões, cochonilhas, lagartas.
Fumo de corda: 15 cm. Álcool: 500 ml. Água: 500 ml. Sabão de coco: 100 g.
Corte o fumo em pequenos pedaços e junte a água e o álcool. Misture em um recipiente deixando curtir durante 15 dias. Decorrido esse tempo, dissolva o sabão em 10 litros de água e junte com a mistura já curtida de fumo e álcool. Pode ser aplicado com pulverizador ou regador.
RECEITA 6: pulgões, vaquinhas, cochonilhas.
Querosene: 100 ml. Sabão em pó: 3 colheres (sopa).
Fumo: 1 litro de calda. Água: 10 litros.
Para o preparo da água de fumo coloque 20 g de fumo de corda e picado em 1 litro de água, fervendo essa mistura durante 30 minutos. Após, côa-la em pano fino, adicione 3-4 litros de água limpa e utilize o produto obtido no mesmo dia. Em seguida, aqueça 10 litros de água e junte os 100 ml de querosene e as 3 colheres (sopa) de sabão em pó. Deixe resfriar em temperatura ambiente e adicione então 1 litro de calda de fumo.
RECEITA 7: pulgões e lagartas.
Folhas de fumo: 1 kg. Água: 15 litros.
Juntar as folhas de fumo e os 15 litros de água por 24 h. Preparo: a solução é coada e adicionada em um pouco de sabão. Aplicação: pulverizar conforme a receita acima ou no solo na forma de pó feito com folhas secas ou pedaços de folhas colocadas no chão em cobertura.
RECEITA 8: controlar brocas em arvores frutíferas.
Fumo picado: 100 g. Água: 2 litros. Ferver o fumo na água por 20 minutos. Juntar este extrato com pasta sulfocálcica e pincelar sobre os furos das brocas.
Não usar no tomate e batata, nunca!
- Os preparos que somente utiliza água devem ser utilizados no mesmo dia, o produto perde o efeito se guardado por mais de 8 horas;
- Somente 3 dias após a aplicação do fumo deve-se fazer a colheita;
- Os preparos feitos à base de álcool podem ser armazenados desde que protegidos à luz solar com jornal etc. (duram até 6 meses).
DEFENSIVO DE QUEROSENE E SABÃO!
Sabão de coco: 200 g. Querosene: 1 litro. Água: 1 litro.
Pegar as 200 gramas de sabão de coco e desmanchar em 1 litro de água quente. Depois, na mistura ainda quente, acrescente 1 litro de querosene.
RECEITA 1: controle de lagartas
Usar 200 ml (copo americano) do produto e acrescentar 20 litros de água para aplicar em pulverização.
RECEITA 2: controle de cochonilhas, pulgões, ácaros, mosca-da-fruta, percevejo.
Use 1 litro do produto para 19 litros de água e pulverize.
Para aplicação em pincelamento de caules, engrosse a calda adicionando farinha de trigo.
DEFENSIVO COM ÁGUA DE SABÃO! O sabão serve para repelir os insetos como pulgão, cochonilhas e lagartas. INGREDIENTES: sabão de coco: 1 Kg (5 barras - 200 g); água: 5 litros.
Lacere 1 Kg ou (5 barras - 200 g) do sabão para desmanchar em 5 litros de água quente mexendo bem. Aplicação: acrescentar 15 litros de água. Pulverizar esta mistura imediatamente sobre as plantas.
DEFENSIVO DE ÁGUA COM CINZA!
FUNÇÃO: A cinza originada da queima de madeira ou lenha contém potássio e outros minerais, que além de fertilizante serve como repelente de pragas.
RECEITA 1: controle de lagartas e vaquinhas.
Cinza de madeira: 9 copos. Cal virgem: 9 copos. Água: 18 litros. A cinza deve ser colocada em água, deixando repousar por, pelo menos, 24 horas. Em seguida, misturada com a cal virgem e coada. Pulverizar!
RECEITA 2: controle de insetos sugadores e larva minadora. Ingredientes: Cinza de madeira: 9 copos. Água: 18 litros. Querosene: 300 ml.
Misture a cinza a água. Descansar por 24 horas. Coe e acrescente 300 ml de querosene. Misture e pulverize!
RECEITA 3: controle de lagartas e pulgões.
Cinza de madeira: 2 kg. Água: 10 litros.
Deixe a mistura descansar por 1 dia. Coe e pulverize.
RECEITA 4: para prevenir doenças das raízes de repolho, couve, beterraba... polvilhar cinza fortemente ao redor das plantas. Para proteger árvores do ataque de brocas, faça uma pasta de cinza e água e reboque os troncos.
DEFENSIVO DE SABÃO E ÓLEO MINERAL!
FUNÇÃO: controle de cochonilha, pulgões, lagartas e outros insetos. Sabão de coco: 200 gramas; 500 ml de óleo mineral; 500 ml de água.
Derreta o sabão na água quente e misture ao óleo mineral. Use 200 ml da mistura em 20 litros de água. Repetir a pulverização a cada 15 dias.
DEFENSIVO DE ÓLEO DIESEL E SABÃO!
FUNÇÃO: usado no controle de cochonilhas e pulgões.
INGREDIENTES: 200 ml de óleo diesel; 3 barras de 200 g de sabão de coco; 3 litros de água. Derreter o sabão na água quente e depois misturar ao óleo diesel. Misturar o produto em 16 litros de água e pulverizar.
DEFENSIVO DE ANGICO PRETO!
1 kg folhas de angico preto e 10 litros de água.
Macerar as folhas do angico e misturar a água, deixar curtir por 10 dias, completado esse período, coar e engarrafar para guardar, em local escuro de preferência enrolar com um pano.
RECEITA 1: lagartas, vaquinhas e besouros.
Diluir 1 litro do produto para cada 10 litros de água.
RECEITA 2: controle de formigas e cupins.
Coloca-se puro, com regador ou pulverizador.
DEFENSIVO DE ALHO!
RECEITA 1: pulgões, cochonilhas e ácaros.
200 g de alho e 1 litro de água.
Esmagar o alho e adicionar a água, coar e usar.
RECEITA 2: fungos, bactérias, míldio e ferrugem.
1 kg de alho; 5 litros de água; 100g de sabão; 20 colheres (sopa) de óleo mineral.
Os dentes de alho devem ser moídos e deixados repousar por 1 dia, em 20 colheres de sopa de óleo mineral. Em outro vasilhame, dissolve-se 100 g de sabão de coco (picado) em 5 litros de água, de preferência quente. Após a dissolução do sabão, mistura-se a solução de alho. Antes de usar, é aconselhável filtrar e diluir a mistura em 15 litros de água. Concentrações variam de acordo com o tipo de pragas a combater.
Obs.: Quando pulverizado sobre as plantas, depois de 36 horas não deixa cheiro nos produtos agrícolas.
DEFENSIVO DE PIMENTA VERMELHA (MALAGUETA).
INDICAÇÕES: pode ser empregada como um defensivo natural em pequenas hortas e pomares. Tem boa eficiência quando concentrada e misturada com outros defensivos naturais, no combate a pulgões, vaquinhas, grilos e lagartas. Obedecer a um período de carência mínima de 12 dias da colheita, para evitar obter frutos com fortes odores.
RECEITA 1: fumo de corda picado - 50 g
Pimenta vermelha (malagueta) - um punhado
Álcool - 1 litro
Sabão em pó - 250 g
Dentro de 1 litro de álcool, coloque o fumo e a pimenta, deixando essa mistura curtir durante 7 dias. Para usar essa solução, dilua o conteúdo em 10 litros de água contendo 250 g de sabão em pó dissolva ou então, detergente, de modo que o defensivo grude nas folhas e nos frutos.
RECEITA 2: pimenta vermelha (malagueta) - 1.250 g. Água - 500 ml. Sabão de coco ou em pó - 12 colheres (sopa). Bater as pimentas em um liquidificador com 500 ml de água até a maceração total. Coar o preparado e misturar com 12 colheres (sopa) de sabão de coco ou em pó, acrescentar então os 10 litros de água, pulverizar sobre as plantas.
No caso de hortaliças e plantas medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
DEFENSIVO DE PIMENTA-DO-REINO!
FUNÇÕES: combate de pulgões, ácaros e cochonilhas.
INGREDIENTES: pimenta-do-reino (moída) - 100 g
Sabão de coco - 60 g
Álcool - 1 litro
Água - 1 litro
Deixe a pimenta-do-reino no álcool durante 7 dias. Dissolva o sabão na água fervente. Retire do fogo e junte as misturas. Utilize um copo cheio para cada 10 litros de água, fazendo 3 pulverizações, com intervalo de 3 dias entre elas.
DEFENSIVO DE TIMBÓ!
FUNÇÕES: combate pulgões, certas lagartas, trips (raspador) e alguns ácaros.
RECEITA 1: raízes de timbó com diâmetro de 1 cm - 100 g
Água- 10 litros
Sabão de coco - 50 g
Misturar as raízes de timbó, lavadas em pedaços ou transformadas em pó, com a água e o sabão e deixar descansar por 24 h, filtrar e pulverizar sobre as plantas.
RECEITA 2: raízes de timbó - 500 g
Acetona ou álcool - 2 copos e meio
Pegar as 500 g de raízes de timbó, picar em pedaços finos e deixar secar a sombra por 3 a 4 dias. Depois de secas pegar estes pedacinhos e triturar (pode ser usado forrageiro) de forma que fique semelhante à serragem, colocar num vidro com tampa e acrescentar os 2 copos e meio de acetona ou álcool (etanol). Tampar bem e deixar descansar por 24 h. Aplicação: antes de usar, filtrar o produto com um pano fino. Usar 100 ml de produto para 10 litros de água e pulverizar sobre as plantas.
RECEITA 3: macerar as raízes em água, o que resulta em líquido leitoso, que é pulverizado sobre as plantas. Aplicação: 200 ml do líquido para 19 litros de água.
DEFENSIVO DE CAVALINHA (Equisitum sp) E CAMOMILA
FUNÇÃO: como fortificante, ajudar controlar doenças nas folhas do tomateiro.
INGREDIENTES: cavalinha (seca) - 300 g
Camomila - 100 g
Água - 11 litros
1º) colocar de molho em 1 litro de água, por 2 dias, as flores de camomila.
2º) ferver a cavalinha nos 10 litros de água, durante 20 minutos. Deixar amornar, com a vasilha tampada.
3º) colocar no chá de cavalinha água de camomila, que deve ter sido preparada 2 dias antes.
Para cada 20 litros de água, usar 1 litro de preparo e pulverizar as plantas.
Obs.: outra forma de usar a camomila é a seguinte: deixa-la de molho em água por 2 dias, misturar água e pulverizar sobre as plantas.
DEFENSIVO DE CEBOLA (Allium cepa) E ALHO (Allium salivumI). FUNÇÃO: controlar pulgões em cebola, beterraba e feijão.
INGREDIENTES: cebolas - 3 médias
Alho - 3 dentes
Água - 10 litros
Moer ou triturar a cebola e o alho, misturar bem em 5 litros de água, espremer bem para sair todo suco, coar e misturar ao restante da água. Aplicação: coar e pulverizar sobre as plantas 1 vez por semana.
DEFENSIVO DE EXTRATO DE PIMENTA DO REINO COM ALHO E SABÃO! FUNÇÃO: controlar pragas das solanáceas (batata inglesa, berinjela, pimentão, tomate), mas também pragas de flores, hortaliças, frutíferas, grãos e cereais.
INGREDIENTES: pimenta do reino (moída) - 100 g
Álcool - 2 litros
Alho - 100 g
Sabão de coco - 50 g
Pegar as 100 g de pimenta, juntar a 1 litro de álcool em vidro ou garrafa, com tampa. Deixar em repouso por uma semana. Triturar as 100 g de alho e juntar a 1 litro de álcool em vidro ou garrafa, com tampa. Deixar em repouso por uma semana. Aplicação: na hora de usar, dissolver as 50 g de sabão em 1 litro de água quente, pegar um copo de extrato de alho, misturar bem e colocar no pulverizador com 10 litros de água. Agitar bem a mistura e completar com o restante de água, ou seja, até completar 20 litros.
Obs.: dar carência (intervalo) de 5 dias entre a pulverização e a colheita. Pulverizar nas horas mais frescas do dia e usando roupas de proteção.
DEFENSIVO DE EXTRATO DE PIMENTA DO REINO, PIMENTA MALAGUETA, PIMENTA CUMARI E ALHO.
FUNÇÃO: combate pulgão, vaquinha e bicho minador.
INGREDIENTES: pinga - 2 litros
Alho - 200 g
Pimenta do reino - 50 g
Pimenta malagueta - 50 g
Pimenta cumari - 50 g
O alho é amassado e vai para o galão com casca e tudo. A pimenta malagueta é cortada, a cumari, amassada e a pimenta-do-reino, moída. A pinga vai logo depois, colocando em poucas proporções e sempre chacoalhando toda a mistura, terminado os 2 litros de pinga, a calda vai ficar 20 dias no mínimo. Quanto mais tempo ficar melhor. Aplicação: da solução, vão 20 g de açúcar mascavo, o que corresponde a uma colher de sopa bem cheia. 10 litros de água, 50 ml da calda, o que dá 3 colheres de sopa e meia do produto, e 35 ml, ou 2 colheres de sopa e meia, de vinagre.
ISCAS DE CABAÇAS VERDES! Função: atrair as vaquinhas e evitar o infestamento da lavoura. Cortar as cabaças ao meio da lavoura. Importante proteger as cabaças do sol e da chuva, para durarem mais. Pedaços de latas ou garrafas plásticas, sem o fundo, podem ser usadas para esta proteção. Aplicação: colocar de 2 a 4 estacas a cada 10 metros quadrados ( 10 metros x 1 metro ou 5 metros x 2 metros), trocar as iscas a cada 7 a 15 dias conforme as condições do tempo e das iscas. Verificar diariamente as iscas e esmagar as vaquinhas presentes nelas.
DEFENSIVO DE ENXOFRE!
FUNÇÃO: controle de doenças como o oídio em parreiras de uva, pepino e melancia; controle de pragas como cochonilhas, ácaros, carunchos e gorgulhos (furão);
RECEITA 1: Para pulverização de plantas
INGREDIENTES: enxofre ventilado ou puro - 100 g
Água - 20 litros
Óleo mineral - 20 ml (1%)
Umedecer aos poucos o enxofre até formar uma pasta; depois, acrescentar o restante da água e misturar bem. Após de bem misturado, coloque o óleo mineral, misturando mais uma vez. A solução deve ficar bem misturada. Aplicação: pulverizar as plantas, evitando usar na época de florescimento.
RECEITA 2: Para usar em galpões e barracões contra carunchos e gorgulhos (furão) que atacam os grãos armazenados
INGREDIENTES: enxofre puro - 10 g
Álcool - 25 ml
Misture o enxofre e o álcool. Aplicação: colocar a mistura de enxofre e álcool em uma vasilha (bacia de alumínio) levá-la ao barracão onde estão armazenados os grãos a serem tratados. O barracão deve estar bem vedado para que os gases não escapem. Isto feito por mais três dias e depois abrir para ventilar.
Esta receita serve para fumigar aproximadamente 850 kg de grãos.
DEFENSIVO DE CINZA E CAL!
RECEITA 1: controlar barbas, algas, liquens e musgos em frutíferas.
INGREDIENTES: cal virgem - 300 g
Cinza - 100 g
Água - 10 litros
Dissolver a cal na água e juntar a cinza. Mexer bem. Depois coar. Usar em pulverizações sobre as plantas, durante o inverno, após as podas.
Obs.: se pincelar nos troncos, não há necessidade de coar a mistura.
RECEITA 2: controla lagartas e vaquinhas.
INGREDIENTES: cinza - 2 copos e meio
Cal virgem - 2 copos e meio
Água - 19 litros de água
A cinza será colocada em água 24 h antes do preparo, deixando em repouso. Aplicação: após coar a solução, elimina-se a parte sólida e o liquido mistura-se com a cal virgem, e pulverizam-se as plantas.
RECEITA 3: controla insetos sugadores e larvas minadoras.
INGREDIENTES: cinza - 2 copos e meio
Querosene - 70 ml
Água - 19 litros
O preparo é o mesmo da receita 2, onde é trocado a cal virgem pelo querosene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário