Morus rubra, Mulberry red, amora rubra

E eu xingando a árvore que não amadurece....kkkk Contudo trata-se de uma especie rara de amora vermelha.
* A amora em alemão é chamada "maulbeerbaum"; em espanhol é "moral"; em francês é "murier"; em italiano é "gelso" e em inglês seu nome é "mulberry".

Nome comum: amora vermelha
Tipo: Árvore
Família: Moraceae
Escala nativa: Leste dos Estados Unidos, extremo sudeste do Canadá
Zona: 4 a 8



Características notáveis

Morus rubra, vulgarmente conhecida como amora vermelha, é uma árvore de tamanho médio, espalhando-se em posição vertical para arredondado, de folha caduca.  As árvores são monóicas ou dioicas. As folhas ficam amarelas no outono. Unisexual flores esverdeadas em pequenas catkin-como picos aparecem no início da primavera com flores masculinas e femininas geralmente aparecendo em árvores separadas (dioico). Árvores com apenas flores masculinas, obviamente, nunca dão frutos. As flores fêmeas fertilizadas são seguidas por frutas comestíveis. As frutas são doces e suculentas e podem ser comidas direto da árvore. As frutas também são usadas para geleias, compotas e vinhos.  As frutas também são muito atraentes para as aves.
O nome do gênero vem do nome latino.
Epíteto específico significa vermelho em referência à cor do fruto.

Aviso: Frutas Verde e a seiva leitosa de todas as partes têm baixa toxicidade se comido. Os sintomas incluem alucinações e dores de estômago. Princípio tóxico: Não identificado. 

* A amora em alemão é chamada "maulbeerbaum"; em espanhol é "moral"; em francês é "murier"; em italiano é "gelso" e em inglês seu nome é "mulberry".


Cuidados no uso:

Não utilize folhas frescas para suas preparações fitoterápicas. Deixe-as secar pelo menos um dia para eliminar a toxidade.

As frutas são importante auxiliar no tratamento da constipação, mas, se você comer em excesso, poderá apresentar diarréia.


Não coma frutos verdes, somente os maduros.



* Na mitologia grego-romana a amoreira era dedicada à deusa Minerva/Athena. Muito apreciada nos banquetes romanos, o uso da amora foi mencionado por Ovídio, Horácio e Virgílio. Além disso, foram encontradas representações da amoreira nas ruínas de Pompéia.

* Existe uma lenda que relata o surgimento das amoras vermelha e negra a partir da amoreira branca. Segundo o poeta Ovídio, dois jovens - Píramos e Tisbe - estavam apaixonados, mas suas famílias, que eram inimigas, não permitiam sua união. Um dia, eles decidiram fugir e marcaram um encontro fora da cidade, embaixo de uma grande amoreira branca. Tisbe chegou primeiro e avistou ali perto uma leoa com a boca suja do sangue da caça que acabara de comer. Apavorada, ela saiu correndo, deixando cair seu véu que, dilacerado pela leoa, ficou sujo de sangue. Quando Píramos chegou e encontrou o véu de Tisbe rasgado e marcado de sangue, desesperou-se e, pensando que sua amada estava morta, atravessou seu peito com a própria espada. Seu sangue jorrou e atingiu a amoreira branca. Quando Tisbe voltou e encontrou seu amado morto, pegou a espada e também atingiu o próprio coração. Naquele momento, os frutos da amoreira branca que foram atingidos pelo sangue tornaram-se vermelhos - quase negros - dando origem às amoras vermelha e negra. Por essa razão, acredita-se que o bicho-da-seda só se alimenta da espécie Morus alba (amora branca) porque esta ainda estaria purificada, sem a marca da tragédia dos dois jovens amantes.

* Em tempos antigos, as amoras eram usadas como maquiagem, com a função de ruborizar a face, como um rouge, ou blush.

Agora que descobri, vou testas se as sementes germinam.


Germinação:

Misture as sementes no substrato, tendo certeza de que tem um volume suficiente de material para manter as sementes separadas. Coloque a mistura de sementes em um saco plástico transparente (sacos zip-lock) com um tamanho apropriado para quer fique um pouco de folga (espaço com ar). Escreva a data no saco para que você saiba quando o tratamento foi iniciado.

As sementes necessitam de um período de frio para quebrar a dormência que é naturalmente encontrado nelas, isso é facilmente alcançado colocando o saco de sementes já preparadas, como indicado acima, na geladeira por 8 semanas. É perfeitamente possível que as sementes germinem no saco a estas temperaturas quando eles estão prontos para fazer isso no final do período de pré-tratamento, se isso acontecer,  basta retirar do saco e cuidadosamente planta-las.


Depois do pré-tratamento as sementes de Amoreira-preta são fáceis de germinar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário