LAB-LAB (Dolichos lablab L.) Feijão Mangalô ou Vagem Orelha de padre.

LAB-LAB (Dolichos lablab L.) Feijão Mangalô ou Vagem Orelha de padre.

Planta vigorosa,produtiva, que parece o pé do João, aquele que descolou a galinha dos ovos de ouro.
Citado na literatura como comestível:
As folhas novas cozidas
As flores cru ou cozidas
As vagem e os grão naturalmente verdes ou secos(deixar de molho e jogar a água fora como o feijão comum).

As raízes tuberosas (vale apena pesquisar) Para produzir raízes maiores tire as flores.

Como eu só tenho um por em quanto vou produzir sementes.


Troca de sementes pelo correio https://bancodesementestroca.blogspot.com.br/

É uma leguminosa que possui múltiplos usos na agropecuária: forrageira para pastio, feno ou adubo verde, sendo também utilizada na alimentação humana. Espécie que se supõe originária da África e que é cultivada desde épocas remotas no Antigo Egito e  Índia.

 Trepadeira vigorosa, ideal para grandes alambrados ou caramanchões, farta produção, cada planta produz vários quilos, Ideal para serem preparadas em vagem verde cozido e refogado tipo salada quente ou fria, grãos verdes cozidos e temperado tipo ervilha, ou grãos maduros tipo feijão normal. 
Se você colher apenas as vagens verdes (sem nunca cortar os cachos) terá produção continuada no mesmo cacho por vários meses, o amadurecimento das vagens indica para a planta que ela já produziu as sementes, logo o cacho seca e a planta começa a definhar. Só permita o amadurecimento de vagens quando a planta tiver produzido em torno de 5 meses seguido. Dessa forma você terá produção quase o ano todo. Mesmo a planta tendo definhado, continue cuidando e mantendo ela, no ano seguinte ela brotará rapidamente, florescerá e produzirá com abundância.

 A família dos feijões, são plantas  que entram em associação simbiótica com as bactérias, produzindo compostos de amônia, consequentemente, fixando nitrogênio ao solo, enriquecendo-o.
Colheita:
– A colheita das vagens geralmente terá inicio aos 2 meses após a semeadura. Pode-se colher por até uns 3 anos. Mais plantas mais jovens produzem mais. Plante periodicamente para sempre ter. O meu esta em um vaso grande, mas e recomendado plantar direto. No inverno sofreu pouco apesar do frio de uns 7 a 6 graus. Neste período não produz, mas logo que esquenta começa a florescer. Atrai beija-flor e abelhas...
– As vagens deverão ser colhidas ainda tenras, com suas sementes imaturas.

Tem de diversas cores de flores e grão. Até com a vagem purpura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário