Ginseng-brasileiro é uma planta nativa e medicinal identificando...

fáfia ou ginseng-brasileiro é uma planta nativa cujo nome popular é para-tudo. O seu nome já indica que a fáfia é aconselhada para uma grande diversidade de situações de saúde.
No Brasil temos identificadas 20 espécies do gênero Pfaffia que diferem conforme a região de origem porém, na medicina popular todas têm indicação e, em geral são conhecidas como para-tudo ou suma. Existem fáfias em todos os biomas e, é mais abundante no cerrado.
As mais conhecidas e estudadas são a Pfaffia paniculata, nativa daAmazônia e cujo extrato compõe a fitoterapia nacional já a longos anos. Outras duas também bastante estudadas são a Pfaffia iresinoides,Pfaffia glomerata.
O que aproxima esta planta do ginseng oriental (Panax sp) são suas qualidades curativas, mais concentradas na raiz, e o formato desta que, em muitas vezes, apresenta antropomorfismo.
O Ginseng-Brasileiro (Pfaffia paniculata) é uma planta medicinal também conhecida como Ginseng-do-Brasil (Brazillian Ginseng), Ginseng-da-Amazônia, Ginseng-Amazônico, Suma, Cenoura-Brasileira e Para-Todo. Pertence a família Amarantheaceae. Usos Tradicionais: AIDS (HIV), anemia, bronquites, câncer, candidíase, diabetes, esclerose múltipla, hipoglicemia, tensão, tuberculose, tumores, vírus de Epstein-barr. Propriedades Medicinais: adaptógeno, afrodisíaco, demulcente, imunoestimulante, nutritivo, regulador de açúcar no sangue, tônico.
plantasmedicinaisefitoterapia -ginseng-brasileiro/
Saiba mais: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-ginseng-brasileiro/ .

As indicações de uso se assemelham às do ginseng oriental:

  • fadiga, estresse, cansaço físico ou psíquico - estes são os usos mais comuns em todas as regiões
  • problemas estomacais
  • problemas sanguíneos - circulatórios, anemia, plaquetas
  • imunidade
As fáfias, em geral, são usadas em garrafadas, como tônicoaperiente eestimulante. Também são muito indicadas em casos de dores de cabeça de origem hepática.
Mas, seu uso não é recomendado em casos de pessoas com especial sensibilidade aos princípios ativos e nem se aconselha o aumento das doses indicadas pelo médico, erveiro, curandeiro ou fitoterapeuta que são os profissionais capacitados para a recomendação clínica.
Vitaminas A, B2, B3, B12, C, D, E, F, ácido pfáfico, fosfosídeos, estigmasterol (hormônio), sitosterol (outro hormônio), alantoína (bom cicatrizante de feridas), fósforo, cálcio, potássio, aminoácidos, mucilagem e saponinas (foram descobertas seis, por Kamadawa, na Escola de Farmácia da Universidade de Hokuriku, Japão).

Leia mais:http://www.noticiasnaturais.com/2015/01/pfaffia-conheca-os-beneficios-do-ginseng-brasileiro/#ixzz4r3crJpad
PESQUISANDO
Aconselha-se usá-la em pó da raiz na quantidade de 5 a 10 g ou por decocção da raiz (10g também) ao dia. Há cápsulas no mercado.
Anti-fadiga 
Colocar uma colher de sobremesa de raiz em pó em uma xícara e adicionar água fervente. Abafar por dez minutos, esperar esfriar um pouco e coar. Tomar uma xícara em jejum pela manhã e outra à noite.
Anti-fadiga e anti-anêmica 
Colocar duas colheres de sopa de pó em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe macerar por uma semana, agitando a garrafa de vez em quando e coe. Tomar um cálice de duas a três ao dia, antes das principais refeições.
Tônico 
Em uma xícara, colocar uma colher de sobremesa de pó de raiz de Pfaffia e uma de Guaraná em pó, adicionando-se água fervente. Abafado, por dez minutos e beber ainda morno. Tome-se uma xícara após o café da manhã e outra à tarde.
Cefaleia, estresse
Uma colher de sopa de pó, dever ser colocada em uma xícara de álcool de cereais a 60 %. Deixando-se tudo em maceração por dez dias, coe em pano, espremendo bem o conteúdo. Tome de dez a quinze gotas ou uma colher de chá em pouco de água, duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra a noite).



Nenhum comentário:

Postar um comentário