morugem (Stellaria media), também conhecida como erva-estrela



https://pt.wikipedia.org/wiki/Morugem
morugem (Stellaria media), também conhecida como erva-estrelamorugem-brancamorugem-verdadeiraespargutaerva-pontiagudamorugem vulgar ou merugem, pertence à família das Caryophyllaceae.
As suas flores, pequenas, solitárias ou geminadas, formam corimbos que se bifurcam na extremidade dos caules floríferos. As pétalas e as sépalas (cinco cada) têm, grosso modo, o mesmo tamanho. As sépalas têm bordos membranosos e uma forma entre o ovado e o lanceolado. Cada pétala parece, à primeira vista, duas, já que são bipartidas, parecendo duas asas brancas de insecto. Por vezes não apresentam pétalas. Cada flor tem exactamente 10 estames. Os frutos têm a forma de cápsulas (entre o ovóide e o oblongo) que ficam pendentes.
Caules de morugem, onde é visível a fiada de pêlos que alterna de entrenó para entrenó
É uma planta anual ou vivaz que se apresenta na forma de pequenos tufos de rebentos de aspecto frágil, apresentando uma fiada de pêlos longitudinal que alterna em cada , seguindo sempre na mesma direcção em cada entrenó (por vezes, mas raramente, apresentam-se glabros, ou lisos).
As suas folhas são quase ovadas, pontiagudas, com um longo pecíolo que pode apresentar alguns pêlos que não continuam, geralmente, no resto da margem da folha.
medicina tradicional atribui a esta planta varias propriedades medicinais

Como comida [ editar ]

A mídia da Stellaria é comestível e nutritiva, e é usada como um vegetal de folha , geralmente cru em saladas . [8] É um dos ingredientes do prato simbólico consumido no festival japonês de primavera, Nanakusa-no-sekku .

https://en.wikipedia.org/wiki/Stellaria_media


Toxicidade [ editar ]

A mídia de S. contém substâncias químicas de plantas conhecidas como saponinas , que podem ser tóxicas quando consumidas em grandes quantidades. É sabido que o Chickweed causa intoxicação por saponina em bovinos. No entanto, como o animal deve consumir vários quilos de amendoim para atingir um nível tóxico, tais mortes são raras.

Em medicina popular [ editar ]

A planta tem propósitos medicinais e é usada na medicina popular . Foi usado como remédio para tratar doenças cutâneas e doenças pulmonares . [9] O herbalista do século 17, John Gerard, recomendou como remédio para a sarna . Herbalists modernos prescrevê-lo para anemia ferropriva (por seu alto teor de ferro), bem como para doenças de pele , bronquite , dores reumáticas , artrite e dor de período . [10] Nem todos esses usos são apoiados por evidências científicas. [11] A planta foi usada pelos Ainu para tratar hematomas e ossos doloridos. As hastes foram mergulhadas em água quente antes de serem aplicadas externamente às áreas afetadas. [12]

Química [ editar ]

As antraquinonas emodin , a parietina (physcion) e questin , o flavonoid kaempferol-3,7-O-α-L-dirhamnoside , os fitosteróis β-sitosterol e daucosterol e o 1-hexacosanol de álcool gordo podem ser encontrados na mídia S .. [13] Outros constituintes de flavonóides são o 6-C-beta-D-galactopiranosil-8-C-alfa-L-arabinopiranosido de apigenina 6-C-alfa-L-arabinopiranosil-8-C-beta-D-galactopiranósido de apigenina , apigenina 6-C-beta-D-galactopiranosil-8-C-beta-L-arabinopiranosido , 6-C-beta-D-glucopiranosil-8-C-beta-D-galactopiranósido de apigenina 6-C-beta-D-galactopiranosil-8-C-beta-D-galactopiranosilAlfa-L-arabinopiranósido . [14] A planta também contém saponinas triterpenoides [15] [16]do tipo hidroxilado de ácido oleanólico . [17] Proantocianidinas estão presentes na testa de sementes. [18]

Nenhum comentário:

Postar um comentário