FENO-GREGO, alforvas, ervinha, fenacho, Fenugreek (inglês), alholva (espanhol), alholva e heno griego (casteliano), fenugrek (francês), fieno greco comune (italiano), hu lu ba, hu-lu-pa e k’u-tou (chinês), mêthi (hindu).

NOMENCLATURA BOTÂNICA: TRIGONELLA FOENUM-GRAECUM
NOME COMUM: FENO-GREGO, ALFORVA, FENUGREEK
FAMILIA: FABACEAE
ORIGEM: INDIA, ÁSIA, EUROPA
ALTURA: 1 METRO DE ALTURA
LUMINOSIDADE: PLENO SOL
CLIMA: VER DESCRIÇÃO ABAIXO

O FENO-GREGO JÁ DESDE ÉPOCAS MUITO ANTIGAS FOI UTILIZADO PELO HOMEM COMO ESPECIARIA E COMO PLANTA MEDICINAL. É TAMBÉM CONHECIDA EM PORTUGUÊS PELO NOME, DE ORIGEM ÁRABE, DE ALFORVA.

É UM CONSTITUINTE ESSENCIAL NO PREPARO DO CURRY INDIANO.

OS PRINCIPAIS PAÍSES PRODUTORES SÃO INDIA, IRÃ, NEPAL, BANGLADESH, PAQUISTÃO, ARGENTINA, EGITO, FRANÇA, ESPANHA, TURQUIA, MARROCOS E CHINA. O MAIOR PRODUTOR DE FENO-GREGO NO MUNDO É A INDIA.

O FENO-GREGO TEM TRÊS FORMAS DE USO NA CULINÁRIA: COMO UMA ERVA (FOLHAS SECAS OU FRESCAS), COMO UM TEMPERO (SEMENTES), E COMO UM VEGETAL (FOLHAS FRESCAS E BROTOS). “SOTOLON” É A SUBSTÂNCIA QUIMICA RESPONSÁVEL PELO CARACTERISTICO CHEIRO DOCE DE FENO-GREGO, O MESMO É UTILIZADO PARA AROMATIZAR E ACRESCENTAR SABOR AOS XAROPES ARTIFICIAIS DE BORDO.

AS SEMENTES SÃO AMPLAMENTE USADAS COMO AGENTE PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE EM MULHERES LACTANTES.

UMA INFINIDADE DE ATRIBUTOS RELACIONADOS ÀS SUAS PROPRIEDADES MEDICINAIS É RELATADO COM BASE EM DIVERSOS ESTUDOS CLINICOS AO REDOR DO MUNDO. FAZ PARTE DAS FARMACOPEIAS AYURVEDICA E CHINESA.

AS SEMENTES GERMINADAS DE FENO-GREGO SÃO UMA VALIOSA ADIÇÃO À DIETA DE DIABÉTICOS, GERALMENTE CONSUMIDAS EM SANDUICHES OU EM SOPAS.

FENO-GREGO TEM MUITOS USOS E SÃO DEMASIADAMENTE NUMEROSOS PARA LISTAR TODOS.

A ESPÉCIE NÃO GOSTA DE SER TRANSPLANTADA, SE NÃO TIVER EXPERIÊNCIA EM TRANSPLANTE DE PLANTAS, MELHOR SEMEAR EM LOCAL DEFINITIVO, 0,5 CM DE PROFUNDIDADE, 20 CM DE DISTÂNCIA ( SOLO QUE PROMOVA BOA DRENAGEM E LOCAL ENSOLARADO).O SOLO DEVE SER MANTIDO ÚMIDO ATÉ QUE OS BROTOS VERDES POSSAM EMERGIR DO SOLO; DEPOIS REGAR SOMENTE QUANDO O SOLO ESTIVER SECO.

A QUALIDADE DAS FOLHAS IRÁ DIMINUIR UMA VEZ QUE OS BOTÕES FLORAIS APAREÇAM, A COLHEITA DEVE SER FEITA ANTES DESSE MOMENTO (EM MÉDIA 6 A 8 SEMANAS).http://www.thjardins.com.br/php/shopping_produtos_detalhe.php?produto=857&produto_nome=TRIGONELLA-FOENUM-GRA

ECUM-FENO-GREGO,-ALFORVA,-FENUGREEK

Trigonella foenum-graecum (feno-grego) é uma espécie vegetal da família Fabales,[sendo a espécie mais comum do génerobotânico Trigonella.
O feno-grego já desde épocas muito antigas foi utilizado pelo homem como especiaria e como planta medicinal. É também conhecida em português pelo nome, de origem árabe, de Alforva, e é um dos constituintes do caril (também conhecido como curry) indiano.

Culinários As sementes sāo utilizadas na cozinha asiática e têm um sabor amargo.

As folhas em forma fresca ou ressecada também sāo utilizadas.

Medicinais

As folhas sāo utilizadas como erva medicinal:

Constituintes químicos: ácido malônico, albuminas, carpaína, glicídeosluteonina, oligossacarídeos, proteínas, quercetina, trigogenina. Carbohidratos, (principalmente mucílagens galactomananas), prótidos, compostos fosforados (lecitina, fitina), colina, trigonelina, saponosídeos esteroídicos (diosgenina/yamogenina, fenogrequina), fitosteróis (colesterol, sitosterol), flavonóides (vitexina, saponaretina, trigonelina, homoorientina), ácidos graxos insaturados (oléico, linoléico, palmítico), traços de cumarinas, ferro, manganês, vitamina A, niacina, tiamina, riboflavina, traços de óleo essencial rico em anetol.

Propriedades medicinais: aperitivo, antianêmico, antiinflamatória, anti-séptico, antitumoral, antitussígena, demulcente, digestiva, emoliente, estimulante, fortificante, galactógeno, hepatoprotector, hipoglicêmica suave, laxante, revigorante geral, tônica.

Indicações: anemia ferropênica, anorexia, astenia, celulite, crianças com dificuldades no desenvolvimento físico e psíquico, constituição física fragil, diabete, dispepsia hiposecretora, furunculos, gastrite, inflamações, intestino preso, perda de peso.
Em uso tópico: acne, faringite, blefaroconjuntivite, vulvovaginite, eczema, abscesso, furúnculo.

Parte utilizada: sementes.

Contra-indicações/cuidados: gravidez, lactação. Controlar a glicemia de pacientes diabéticos insulinodependentes (pois reduz a absorção de glucídeos).
Na medicina tradicional chinesa: rins, dor abdominal ou testicular (que agrava com o frío), dor de hérnia, lombares e edemas nas pernas.

Modo de usar:
- infusão ou decocção de 0,5 g a 5 g de pó das sementes para 1/4 de litro de água, a tomar duas ou três vezes durante o dia. (O odor e gosto desagradáveis podem ser diminuídos pela adição de essência de hortelã ou de laranja).
- sementes moídas (diluídas em leite) em cataplasmas quentes: equimoses, inchaços e úlceras.
- decocção para uso interno: ferver 10 a 15 minutos uma colher de sopa de sementes em 400 ml de água, beber de manhã em gejum. Tomar de forma descontínua (semana alternadas). http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Trigonella_foenum-graecum.htm


Uma das mais antigas plantas medicinais cultivadas, seu uso é terapêutico desde a antiguidade. O feno-grego, hoje, está presente na agricultura dos países do Mediterrâneo, Argentina, França, Índia, norte da África e nos Estados Unidos. Neste, é vendido sob inúmeras utilidades: como uma comida, condimento, planta medicinal e forrageira.

Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais antigas plantas medicinais cultivadas, seu uso é terapêutico desde a antiguidade. O feno-grego, hoje, está presente na agricultura dos países do Mediterrâneo, Argentina, França, Índia, norte da África e nos Estados Unidos. Neste, é vendido sob inúmeras utilidades: como uma comida, condimento, planta medicinal e forrageira.

O feno-grego pode chegar de 0,3m a 0,8m de altura e possui flores brancas, que surgem no começo do verão e desenvolvem-se em uma longa, delgada e amarelo/marrom espécie de casca que abriga sementes de feno-grego, as quais são utilizadas no comércio.

Para que serve
O feno-grego possui diversos benefícios. É considerado anticancerígeno, redutor dos níveis de glicose para diabéticos e possui funções antioxidantes, que impedem danos causados por radicais livres. O feno-grego possui, em suas sementes, proteína, Vitamina C, niacina, potássio, diosgenina (composto que tem propriedades similares ao estrógeno), alcaloides, lisina e L-triptofano, assim como saponinas esteroides (diosgenina, yamogenin, tigogenin e neotigogegin).
Essa erva é considerada uma planta digestiva, associada ao melhor funcionamento do sistema digestório. Pode ser consumida com o intuito da perda de peso, pois é também um laxante natural e inibidor do apetite. Além disso, o feno-grego também diminui o desconforto do período menstrual e minimiza sintomas da menopausa. Pode ser utilizada para tratar anemia, anorexia, celulite, problemas de desenvolvimento infantil, gastrite, inflamações, intestino preso, furúnculos, caspa, queda de cabelo etc.
Um dos principais usos e benefícios do feno-grego, no entanto, é na estimulação da produção de leite em mulheres que amamentam, utilizado para esse fim há séculos. As mães já costumam sentir o aumento de produção de leite 24-72 horas após a primeira dose de feno-grego. A dosagem de 3500mg por dia tem sido a ideal para produzir tais efeitos.
Devido às propriedades estrógenas do feno-grego, suas sementes podem ser utilizadas para aumentar a libido e diminuir os efeitos de ondas de calor e de oscilações de humor, muito comuns na menopausa e na TPM.

Para balancear o colesterol
Estudos mostram que pessoas que tomam 56g de feno-grego diariamente alcançam mudanças significativas nos níveis de colesterol – em torno de 14% de redução. Depois de 24 semanas, as chances de que ocorram ataques cardíacos são diminuídas em 25%. As sementes podem ser consumidas junto às refeições ou na forma de cápsulas, ingeridas com água.

O feno-grego, assim, diminui o nível de colesterol ruim (LDL), diminuindo também as chances de problemas cardiovasculares; age, também, contra as diabetes do tipo 1 e 2, diminuindo a taxa de glicose no sangue.

Para problemas de pele
Pesquisas ainda indicam o feno-grego como um efetivo componente para tratar problemas de pele como abcessos, furúnculos, queimaduras, eczema e gota. Para inflamações de pele mais simples, basta encher uma colher com sementes de feno-grego e tritura-las para virarem pó. Em seguida, misturar esse pó com água morna, mergulhando um pedaço de pano limpo na mistura para depois aplicá-lo nas regiões afetadas da pele.

Para tratar refluxos e azia
As sementes do feno-grego contêm uma grande quantidade de mucilagem, composto que ajuda a acalmar inflamações gastrointestinais, revestindo a mucosa do estômago e do intestino. Polvilhe uma colher de chá de sementes de feno-grego em seu alimento, ou tome uma colher de chá de sementes e engula-os com água ou suco antes de qualquer refeição. Isso servirá como um remédio eficaz contra a azia ou o refluxo.

Benefícios para as mulheres
Além de todos os benefícios já citados, o fenugreek ainda é utilizado como ingrediente de vários chás e outros produtos que ajudam a balancear os hormônios femininos e/ou aumentar os seios. Para isso, recomenda-se adicionar o feno-grego na dieta do dia-a-dia; uma sugestão é consumir 3g de semente diariamente.
Outro efeito do feno-grego é o de aumentar a produção do leite materno. Estudos mostram que ele é capaz de aumentar mais de 500% essa produção após 24-72 horas do seu consumo. A quantidade recomendada é de 1 cápsula de semente de feno-grego (500mg) 3 vezes ao dia.
O feno-grego ainda é muito utilizado por mulheres na hora do parto, pois estimula as contrações uterinas. Mulheres grávidas devem consumi-lo para esse fim apenas com o consentimento de seus médicos.

Feno-grego ajuda a emagrecer?
As sementes dessa erva são ricas em polissacarídeos conhecidos como galactomannan, o qual também é utilizado em suplementos alimentares. Pesquisas mostram que esse composto gera a sensação de saciedade, o que ajuda no processo da perda de peso. A pesquisa ainda mostra que o feno-grego possui mais de 75% de fibras solúveis, o que também auxilia para a sensação de saciedade.

Efeitos colaterais
Feno-grego é considerado seguro para mães que estão na fase de amamentação, se usado com moderação. Contudo, mesmo sendo praticamente um produto natural, essa planta possui efeitos colaterais a longo prazo ou se consumida de forma errada. Alguns exemplos são: suor, urina e/ou leite materno cheirando xarope de bordo (maple syrup), desconforto intestinal e náuseas, aplicações externas podem gerar reações cutâneas indesejáveis etc.
Caso a pessoa tenha alergia a amendoim ou grão-de-bico, deve-se evitar o feno-grego, pois esses alimentos são da mesma família da erva. Diabéticos ou hiperglicêmicos devem utilizá-lo com cautela, pois o feno-grego diminui o nível de glicose no sangue. Asmáticos não devem seguir a indicação de que a inalação de feno-grego ajuda com a doença, pois essa prática poderá até piorá-la.
Outro cuidado que deve-se ter ao consumir o fenugreek é com relação a outras drogas ou ervas que são tomadas regularmente, pois estas podem afetar na absorção da erva. É importante consultar um médico antes de consumir qualquer medicamento, mesmo que este seja natural.


  • Summary
  • Brand:
    Product: Sementes de Feno-Grego (Trigonella foenum graecum)
    Description: Sementes de Feno-Grego (Trigonella foenum graecum) Preço para o pacote de 50 sementes. Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais antigas plantas medicinais cultivadas, seu uso é terapêutico desde a antiguidade. O feno-grego, hoje, está presente na agricultura dos países do Mediterrâneo,
    Category: Home

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário